Quem quer realizar um controle familiar e evitar ter filhos sem planejar, pode recorrer a laqueadura feita pelo SUS como método contraceptivo. A laqueadura é uma das cirurgias mais feitas no país e pode ser realizada gratuitamente pela rede pública.

A laqueadura é uma cirurgia feminina que impede a mulher de engravidar. Isso é regulamentada pela Lei nº 9.263/96 sobre planejamento familiar.

No entanto, por se tratar de um procedimento delicado e não reversível em todos os casos, é necessário conhecer mais sobre o assunto e entender os passos para utilizar o serviço para a laqueadura pelo SUS.

Quem pode fazer laqueadura com o SUS?

Para que uma mulher possa se submeter a esse procedimento e ser operada pelo SUS, ela deve atender a pelo menos um dos dois pré-requisitos básicos:

  • Se maior de 25 anos; ou
  • Ter pelo menos 2 filhos vivos.

Isso porque a Justiça entende que, dessa forma, o número de mulheres que se arrependam após a cirurgia, pode ser bastante reduzido. Mulheres com menos de 25 anos e com filhos não podem fazê-lo, exceto em circunstâncias especiais.

Consulta e Exames SUS como Agendar Online

Links úteis:

https://conectesus-paciente.saude.gov.br/

https://agendamentos.sus.fms.pmt.pi.gov.br/

Como Marcar Exame pelo SUS Via Online

Como obter medicamentos pelo SUS? Perguntas Frequentes
SITE: http://www.saude.ba.gov.br/pergunta/como-obter-medicamentos-pelo-sus/

Lei da Laqueadura pelo SUS

Conforme mencionado anteriormente, a Lei 9.263/96 estabelece o planejamento familiar como direito de toda mulher e de todo homem. Portanto, a laqueadura pelo SUS é possível, mas é necessário passar por alguma burocracia.

A mulher deve ser cadastrada em um grupo de planejamento familiar antes de ser encaminhada para cirurgia. Nele, ela será informada sobre outras possibilidades, como métodos anticoncepcionais que também podem prevenir gravidez indesejadas.

Depois, elas também receberão atendimento psicológico para ver se esse é o verdadeiro desejo da mulher e uma pausa chamada “período de reflexão”, que será um momento definitivo para a mulher considerar a cirurgia.

Só depois disso será feita uma marcação real para a cirurgia. O tempo de espera pode variar muito de acordo com a demanda de cada unidade do SUS.

VEJA TAMBÉM

https://novidadesestetica.com.br/cirurgia-perineo-pelo-sus/

https://novidadesestetica.com.br/psicologo-pelo-sus-como-conseguir-passo-a-passo/

https://novidadesestetica.com.br/vasectomia-pelo-sus-e-possivel-como-conseguir/


 https://novidadesestetica.com.br Atualizado 15-01-2024