O Kombucha é uma bebida gasosa, um pouco azeda e ligeiramente adocicada, veja nesta matéria como preparar, é fácil e simples, faça você mesmo. É preparada a partir do chá Camellia sinensis preto ou verde, fermentado junto com a colônia de bactérias do Kombucha, conhecida como “Scoby”.
O nome vem da sigla “Simbiotic Culture of Bacteria & Yeast”, ou, colônia simbiótica de bactérias e leveduras. Parece uma panqueca clara que flutua e tem textura que lembra borracha. Sua origem é bem antiga, tudo indica que foi descoberto há mais de 2000 anos na Ásia, e até hoje é muito valorizado por culturas tradicionais por suas propriedades saudáveis.
Kombucha – Benefícios
O Kombuchá traz muitos benefícios do consumo regular. Um dos mais importantes é ajudar a restaurar e manter boas bactérias no corpo. Em outras palavras, promove a saúde dos intestinos e do sistema digestivo.
Um intestino saudável tem melhor absorção de nutrientes. Sua grande quantidade de antioxidantes pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a proteger o corpo contra doenças inflamatórias. VEJA: Matruz Contra Vermes Onde Comprar
Materiais requeridos:
- Panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica, não use alumínio;
- Vidro de boca larga
- Pano limpo;
- Faixa elástica ou corda
- Peneira (plástico ou aço inoxidável)
- Colher de pau ou colher de plástico (não use colher de metal)
- Funil (plástico)
- Garrafas (plástico ou vidro)
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de puro chá preto ou verde (a granel) ou 4 saquinhos (não use chá aromatizado)
- 1/4 xícara de açúcar orgânico (açúcar cristal ou demerara)
- 4 xícaras de água filtrada
- Scoby (colônia de bactérias)
- 1/2 xícara de chá do Kombuchá anterior (ou chá fornecido com Scoby)
Kombuchá Como Preparar
Importante – Não coloque Scoby em chás que ainda estejam quentes ou mornos, pois o scoby não resistirá após o aquecimento.
Faça chá com água fervente. Deixe agir por 4 a 5 minutos. Coe o chá (se estiver usando folhas soltas). Use peneiras de plástico ou aço inoxidável. Transfira para o vidro onde ocorrerá a fermentação. Adicione o açúcar e espere esfriar.
Adicione o chá fermentado (do Kombuchá anterior) e o Scoby. O chá fermentado auxilia no processo de fermentação (acelera e aumenta a acidez, protege o scoby).
Lembrete – Ao manusear Scoby, mantenha suas mãos bem limpas!
Cubra-o vidro com um pano limpo (pode ser um guardanapo ou pano de prato) e prenda-o com um elástico ou barbante para evitar a entrada de insetos.
Armazene em local escuro e ventilado. Evite mexer no vidro durante a fermentação. Você notará a formação de bolhas e o crescimento de um novo scoby na superfície. A cor do chá irá mudar, ficará gradualmente mais clara e ligeiramente opaca.
O tempo de fermentação dependerá da temperatura ambiente, sendo menor em locais quentes. A sua preferência pessoal com o sabor indicará o momento certo: menos tempo produz um kombuchá mais doce; mais tempo produz um kombuchá mais ácido e doce.
É muito importante testá-lo em alguns dias e acompanhar as mudanças de sabor. A primeira fermentação pode durar de 5 a 12 dias.
Importante:
Não use colheres de metal! Prefira plástico ou madeira. Quando o seu kombuchá atingir a posição desejada, retire cuidadosamente o Scoby com as mãos bem limpas e transfira para um prato.
Reserve parte do chá fermentado para a próxima fermentação. Use um funil de plástico ou aço inoxidável para despejar o restante do kombuchá em uma garrafa limpa.
Pronto para ser consumido depois de refrigerado.
Novidades estética 2024 https://novidadesestetica.com.br Atualizado 14-02-2024